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Nossa história

Em 2006, o município de Santana do Araguaia, estado do Pará, se desvincula do INSS, através da Lei Municipal nº 553/2006, atendendo aos preceitos da Constituição Federal que assim diz: “Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário de que trata o art. 40, cuja alíquota não será inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)”, bem como, conceder um tratamento mais digno aos servidores efetivos no que diz respeito a previdência social.

Em 30 de junho de 2009 através da Lei Municipal nº 619/2009, foi criado o IPRESA - Instituto de Previdência Social dos Servidores de Santana do Araguaia, com o objetivo de concessão dos benefícios previdenciários contidos na presente lei. Atualmente as regras de aposentadorias e pensões estão regulamentadas pela Lei Municipal nº 019/2022 de 27 de junho de 2022.

Desta forma, a história do IPRESA não reflete apenas em uma evolução organizacional, mas também ilustra um compromisso contínuo com a valorização de cada servidor, aposentado e pensionista, e a busca incessante pela integridade e sustentabilidade do RPPS. Essas ações afirmam a responsabilidade da gestão pública em adaptar-se aos critérios das normas, garantindo, assim, a segurança e o amparo necessário aos servidores ao longo de sua trajetória profissional e após sua aposentadoria.

Hoje contamos com um fundo previdenciário que garante a estabilidade financeira da previdência municipal para as próximas décadas, graças ao trabalho incansável do comitê de investimentos e da assessoria atuarial que tem buscado modalidades de aplicação rentáveis e seguras, atendendo as orientações e exigências do Ministério da Previdência Social.

Nosso trabalho tem sido desempenhado com muito esmero, dedicação e sobriedade sempre com o intuito de alcançar as metas estabelecidas, para fazer do IPRESA uma referência para os Regimes Próprios de Previdência Social, tanto em âmbito regional, como em âmbito nacional. Quando assumimos esse compromisso junto à presidência do IPRESA, procuramos dar continuidade ao trabalho das equipes que nos antecederam, sonhando em continuar os projetos de desenvolvimento estrutural e administrativo.

Podemos olhar para o IPRESA e ver que sonhos são possíveis de se realizar, quando se trabalha tendo compromisso social. Para melhor atendimento ao público construímos uma sala médica com sala de espera, um auditório no andar superior, com espaço para coffee-break, e algumas modificações em outras dependências. Tudo isso e muito mais são iniciativas de uma gestão apoiada por uma equipe de servidores que tem como missão humanizar ainda mais o atendimento previdenciário, e agilizar a concessão de aposentadorias e pensões.

O IPRESA possui sede própria, um prédio moderno, com dois pisos. A construção foi realizada com recursos próprios na gestão do então presidente, Sr. Giovanni Spindula Thomaz, que sonhou, economizou recursos e transformou o sonho em realidade.

É nosso dever e responsabilidade nos colocarmos à disposição de todos para atendê-los, ouvi-los e respeitá-los em todos os seus direitos. Aproveitamos também para reafirmar o nosso compromisso com uma gestão limpa e transparente pautada no compromisso público e social da previdência municipal.

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